segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Educação: Aventurando-se por novos caminhos

Em nosso cotidiano nos habituamos a seguir os mesmos caminhos, as mesmas esquinas, os mesmos lugares. Isto se torna tão rotineiro que nem nos damos conta de nossos atos, muitas vezes já mecanizados.
É preciso que vez ou outra saiamos desta rotina e passemos a buscar novos caminhos, alternativas que nos levem ao nosso objetivo.
Da mesma forma, o fazer pedagógico corre o risco, todos os dias, de cair na rotina. Se não procurarmos novas maneiras de educar, tudo se tornará sem graça, sem sal, sem gosto. Será que eu enquanto educador, proporciono uma educação prazerosa que instigue o conhecimento em meus alunos?Ou simplesmente ministro minhas aulas para cumprir meu planejamento?
Às vezes é cansativo, na maioria das vezes é, no entanto é primordial aventurar-se em busca de novos caminhos, novas alternativas para proporcionar o prazer através do conhecimento. Talvez seja difícil mudar de caminho, mas é preciso coragem para dobrar a esquina e seguir um novo rumo. Pensemos um pouco como estamos agindo enquanto profissionais da educação! Por quais caminhos estamos encaminhando nossos educandos?Pensem nisso!

5 comentários:

  1. |gargalhada|
    Parabéns pela participação no concurso de blogs e pelo trabalho na escola.
    Boa Sorte.
    Elaine Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto amiga, é muito bom ter você em nossa equipe de profissionais principalmente que pensam desta forma,a educação é a unica alternativa de mudanças em nossa sociedade tão cheia de vícios que levam ao descaso e a total falta de compromisso em busca de um futuro melhor, nossas crianças e jovens estão cada vez mais envolvidos nessa situação, é preciso ser melhor como educador, temos que chamar mais atenção que a mídia, é preciso inovar, criar, só assim conseguiremos mudar este quadro,eles ficarão do nosso lado e nosso mundo com certeza será melhor, só nós temos este poder , porque estamos jogando fora este potencial, acredite colega professor, assim como nosssa amiga Mery.bjos

    ResponderExcluir
  3. Para entrar nessa busca de novos caminhos precisamos acima de tudo AMAR. Esse amor deve estar relacionado a todas as coisas que nos cercam. A nossa profissão precisa ser vivida com amor. Amar as pessoas que fazem a escola, principalmente os alunos, que dependem tanto das nossas atitudes, levará a uma educação realmente comprometida com um futuro melhor. Só te peço: não me deixe ficar "empancada". Quando fores dobrar as esquinas e seguir novos rumos, puxe-me. Parabéns pela postagem. Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Minhas queridas, fico muito contente por vocês compartilharem suas idéias e estarem interagindo em mais essa experiência vivenciada por nós!É isso aí, vamos continuar participando!!!Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Direito ao aprendizado
    Todos temos direitos, ao estudo, ao laser e a toda forma de conhecimento que nos seja oferecida. Vale a pena ensinar e aprender tudo o que nos é ofertado seja na educação escolar seja na escola da vida, tudo o que de alguma maneira contribui para crescermos como pessoas, como seres humanos e como cidadãos capazes de pensar agir e lutar pelos nossos direitos.
    Autor
    Professora Maria Ivonilda de Farias Lima

    ResponderExcluir